Topo

Tribunal Constitucional proclama Boubacar Keita como presidente do Mali

20/08/2018 10h01

Bamaco, 20 ago (EFE).- O Tribunal Constitucional do Mali validou nesta segunda-feira os resultados das eleições de 12 de agosto e, em consequência, a reeleição de Ibrahim Boubacar Keita como presidente do país por um período de cinco anos.

No segundo turno, Boubacar Keita (conhecido popularmente como IBK) obteve 76,16% dos votos, contra 32,84% de seu rival, Soumaila Cissé, em um pleito que contou com participação de 34,4% do eleitorado.

O tribunal detalhou que esses resultados estão sendo declarados "após as retificações e anulações oportunas", em referência às várias denúncias de irregularidades, mas a realidade é que os números diferem muito pouco dos anunciados em 16 de agosto, antes da apresentação de recursos.

IBK tomará oficialmente posse de seu cargo em uma cerimônia no dia 4 de setembro.

Resta saber agora qual será agora a atitude de Cissé, que desde o primeiro momento disse não aceitar sua derrota e garantiu que dispõe de dados que validam sua vitória com 51% de votos.

Na última sexta-feira, Cissé anunciou: "Eles não vão roubar nossa vitória, a luta continua e vamos resistir", antes de pedir aos chefes de Estado da região do Sahel que impedissem "o crime eleitoral ocorrido no Mali".

Contudo, os analistas não dão muita importância à atitude de Cissé, já que, até o momento, ele não obteve apoio fora do país, apenas rejeição por sua "retórica incendiária", como disse na quinta-feira passada o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma referência evidente a Cissé.

Cissé também não conseguiu apoio de outros candidatos dentro de Mali, nem de forças da sociedade civil, apesar das muitas denúncias de manipulação eleitoral em favor de IBK.