Topo

Área próxima ao Palácio Presidencial afegão é alvo de ataques

21/08/2018 05h01

Cabul, 21 ago (EFE).- Vários insurgentes que lutam contra as forças de segurança afegãs cerca de 800 metros do complexo do Palácio Presidencial em Cabul, onde o presidente, Ashraf Ghani, acabava discursar por ocasião da festividade muçulmana da Eid al-Adha ou "Festa do Sacrifício".

"Esta manhã, um número desconhecido de atacantes entraram em um mercado atrás da mesquita de Eid Gah, em Cabul (próxima ao Palácio Presidencial). As forças de segurança isolaram a área e estão tentando deter ou matar aos atacantes", afirmou à Agência Efe, o porta-voz da polícia local, Hashmat Stanekzai.

O ataque começou por volta das 9h (horário local, 1h30 de Brasília), embora devido à festividade muçulmana, o mercado estava vazio e as lojas fechadas, acrescentou o porta-voz.

No mesmo momento, aconteceu o lançamento de pelo menos "três mísseis" contra a cidade, dos quais dois deles impactaram no centro de Cabul, uma área de alta segurança onde ficam o Ministério da Defesa e o Palácio Presidencial, explicou.

"Estes mísseis não deixaram vítimas", esclareceu Stanekzai.

As explosões puderam ser ouvidas à distância durante a transmissão ao vivo do discurso de Ghani por ocasião da festividade muçulmana.

O ataque de hoje acontece depois que a proposta de cessar-fogo feita no domingo à noite pelo presidente afegão não foi implementada.

A medida estava programada para durar do dia 20 de agosto até o dia 20 de novembro (dia do nascimento de Maomé, Milad al-Nabi), mas ainda não foi implementada, nem mesmo durante as celebrações da Eid al-Adha, mas não houve uma resposta positiva dos insurgentes.