Topo

Senadora propõe que políticos dos EUA sejam proibidos de ter ações na bolsa

21/08/2018 15h49

Washington, 21 ago (EFE).- A senadora democrata Elizabeth Warren apresentou nesta terça-feira um agressivo pacote de propostas para combater a corrupção no país e que inclui uma medida que visa proibir temporariamente que os políticos americanos tenha ações nas bolsas de valores e sejam contratados por grupos ligados a lobistas.

"Vamos fechar a 'porta giratória' entre as grandes empresas e o governo", ressaltou Warren, cotada para ser a candidata democrata nas eleições presidenciais de 2020, em um evento no Clube Nacional de Imprensa em Washington, capital do país.

A senadora atacou a excessiva influência de Wall Street e dos grandes bancos sobre as decisões do governo federal, lamentando que essa relação não tenha mudado apesar das profundas cicatrizes deixadas pela grave crise financeira de 2008.

"O objetivo destas reformas é simples: tirar o poder em Washington dos ricos, poderosos e com influência que corromperam o nosso governo para que possamos devolvê-lo aos americanos", disse.

O ambicioso pacote legislativo não parece ter chances de ser aprovado. Os republicanos detêm maioria tanto na Câmara dos Representantes como no Senado. Além disso, os próprios democratas têm ressalvas ao projeto da senadora por Massachusetts.

Warren aproveitou a oportunidade para atacar os conflitos de interesse do presidente do país, Donald Trump, mas alertou que o problema é sistêmico e precisa de uma solução legislativa.

"Não há uma dúvida alguma de que a era Trump nos deu a liderança mais abertamente corrupta que vimos nas nossas vidas. Não é causa, é só o maior e mais pestilento exemplo", ressaltou a senadora.

Perguntada sobre a possibilidade de disputar a indicação democrata às eleições de 2020, Warren se esquivou da questão.

"Estou brigando pela minha cadeira no Senado em 2018", disse.