PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Líder do EI convoca seguidores a manter jihad em 1º aúdio divulgado em 1 ano

22/08/2018 18h01

Cairo, 22 ago (EFE).- O líder do grupo terrorista Estado Islâmico, Abu Bakr Al Baghdadi, convocou nesta quarta-feira os seguidores da organização a manterem a jihad em um áudio divulgado em redes sociais, o primeiro gravado por ele em quase 12 meses.

"Se os fiéis abandonam sua religião, sua paciência e a jihad contra o inimigo, serão derrotados", disse Al Baghdadi em uma gravação de 54 minutos divulgada pela Telegram.

"Aqueles que mantêm a fé são os que vão triunfar. A única maneira de comprovar esta fé é com a luta", afirmou o líder do grupo.

O áudio, que não teve sua autenticidade verificada, é o primeiro gravado pelo líder do Estado Islâmico desde 28 de setembro de 2017. Desde então, o grupo terrorista foi praticamente expulso do Iraque e perdeu quase todos os territórios controlados na Síria.

Nos últimos meses, diversas fontes, incluindo serviços de inteligência de alguns países, deram o líder do Estado Islâmico como morto, mas ninguém confirmou a informação até o momento.

O Estado Islâmico está atualmente encurralado entre a fronteira da Síria e do Iraque, onde diversas forças, como os curdos e as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, lançaram uma ofensiva para derrotá-lo.

O grupo jihadista, porém, continua operacional em outros países, como o Afeganistão.

Internacional