PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de magnitude 6,7 atinge Vanuatu, no Pacífico Sul

22/08/2018 00h40

Sydney (Austrália), 22 ago (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter atingiu, nesta quarta-feira, as costas do arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, sem que as autoridades informassem inicialmente sobre danos ou vítimas, além de não ter havido alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica em todo mundo, situou o terremoto a 30 quilômetros de profundidade e a 78 quilômetros da cidade de Lakatoro, na ilha Malakula.

Dan Dari, funcionário do Departamento de Meteorologia de Vanuatu, disse à "Rádio New Zealand", que a precária rede telefônica dificulta a apuração de informações sobre a situação das pessoas espalhadas nas províncias de Ambrym e Malampa.

"Não há ameaça de tsunami, e fizemos alguns telefonemas para moradores da parte sul da ilha de Pentecostes e norte de Ambrym", explicou o funcionário, acrescentando que eles informaram ter "sentido um forte tremor, mas não aconteceu".

Vanuatu fica perto do chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e dos vulcões submarinos da Cuenca de Lau, por isso habitualmente são registradas sacudidas de origem sísmica.

A República de Vanuatu, que conta com aproximadamente 250 mil moradores, está formada por um arquipélago de origem vulcânica.