PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Pompeo nomeia enviado especial para Coreia do Norte e anuncia próxima viagem

23/08/2018 13h25

Washington, 23 ago (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou nesta quinta-feira a nomeação de Stephen Biegun como enviado especial para a Coreia do Norte com o objetivo de verificar a desnuclearização de Pyongyang, para onde deve viajar na próxima semana com o diplomata.

"Sua missão será garantir a final e absolutamente verificável desnuclearização da Coreia do Norte", anunciou Pompeo durante um ato na sede do Departamento de Estado.

O chefe da diplomacia americana anunciou, além disso, sua intenção de viajar na próxima semana junto com Biegun à Coreia do Norte para "continuar" com o esforço de Washington para alcançar uma "solução diplomática" que termine com as tensões bilaterais.

O propósito desta nova visita, explicou Pompeo, será dar continuidade às negociações iniciadas pelo presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na cúpula que realizaram no último dia 12 de junho em Singapura.

"O uso da diplomacia para solucionar a situação da Coreia do Norte continua sendo uma das prioridades do presidente", disse Pompeo.

Biegun conta com uma ampla experiência no Executivo após fazer parte do governo do presidente Gerald Ford (1974-1977), e trabalhou para a assessora de Segurança Nacional Condoleezza Rice durante o primeiro mandato de George W. Bush (2001-2009).

"Compreendo plenamente a importância deste trabalho, que tem como objetivo um mundo mais pacífico", declarou Biegun durante sua apresentação.

A viagem de Pompeo à Coreia do Norte na próxima semana será a quarta visita do secretário de Estado ao país asiático desde abril deste ano.

Internacional