PUBLICIDADE
Topo

Internacional

R.Unido está "cautelosamente otimista" sobre acordo com UE para o Brexit

23/08/2018 17h14

Nações Unidas, 23 ago (EFE).- O governo do Reino Unido é "cautelosamente otimista" sobre um possível acordo com a União Europeia (UE) para o Brexit, garantiu nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt.

"Acredito que será do seu interesse (da UE) e do nosso", disse Hunt aos jornalistas ao ser perguntado sobre o acordo de saída do bloco durante uma visita à sede das Nações Unidas.

O titular de Relações Exteriores assinalou que um acordo é "o correto" para que a UE mantenha o Reino Unido como "um grande amigo e sócio" e para que, ao mesmo tempo, se respeite "o desejo do povo britânico de mudar sua relação jurídica" com o bloco.

Segundo Hunt, o governo de Theresa May só aceitará um acordo que seja "consistente com a letra e o espírito do resultado do referendo" e com a decisão de deixar a UE.

O Reino Unido e o bloco europeu negociam os termos da saída britânica, que se materializará no fim de março de 2019, mas há grande incerteza sobre se ambas as partes chegarão a um acordo até outubro, o prazo que foi estabelecido por ambas as partes, especialmente pelos problemas relacionados com a questão da fronteira entre as duas Irlandas.

Precisamente hoje, Londres publicou uma série de documentos técnicos que explicam a empresas e cidadãos algumas das mudanças imediatas que ocorrerão se não houver um acordo.

Hunt, que assumiu o comando do ministério em julho após a renúncia de Boris Johnson, efetuou hoje sua primeira visita às Nações Unidas, onde presidiu uma reunião do Conselho de Segurança sobre a luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Internacional