PUBLICIDADE
Topo

Lane se degrada para tempestade tropical embora segue deixando fortes chuvas

25/08/2018 04h32

Washington, 25 ago (EFE).- O furacão Lane, próximo das ilhas do Havaí, se degradou neste sábado para tempestade tropical, embora continue deixando fortes chuvas e inundações no arquipélago, informaram os serviços meteorológicos nacionais.

O centro da tempestade, localizado a cerca de 240 quilômetros de Honolulu, não deve tocar a terra, embora tem chances de passar perigosamente perto das ilhas centrais, incluindo Oahu e Maui.

Mas é a Ilha Grande do Havaí, a mais oriental do arquipélago, que foi mais duramente castigada pela chuva, causando graves inundações, deslizamentos de terra e fechamentos de estradas.

"O potencial de chuvas excessivas permanece alto, o que pode levar a inundações repentinas que ameaçam a vida, assim como a terrenos lamacentos e deslizamentos de terra", disse o Serviço Meteorológico Nacional.

Lane continuará apresentando vários riscos em algumas partes das ilhas durante o fim de semana, incluindo fortes ventos, ondas de até 120 centímetros acima das marés normais e de 160 a 800 centímetros cúbicos de chuva, segundo os previsões.

O Pacífico Central recebe poucos furacões e tempestades tropicais em comparação com o Atlântico ou o Pacífico Oriental, e o Havaí é um pequeno alvo no meio do oceano que não costuma estar ameaçado.