PUBLICIDADE
Topo

Internacional

António Guterres viajará a Gana para funeral de Kofi Annan

27/08/2018 16h20

Nações Unidas, 27 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, viajará a Gana para comparecer no dia 13 de setembro ao funeral do seu antecessor no cargo, Kofi Annan, segundo anunciou nesta segunda-feira seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Annan, que ocupou a Secretaria-Geral das Nações Unidas entre 1997 e 2006, morreu no último dia 18 aos 80 anos, após ser tratado em um hospital da Suíça.

O enterro acontecerá com uma cerimônia de Estado em seu país natal, segundo anunciou hoje o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo.

Annan foi lembrado durante os últimos dias nas Nações Unidas com vários atos e homenagens por parte dos diferentes órgãos da organização.

O primeiro líder subsaariano da ONU entrou na organização em 1962 e assumiu o cargo de secretário-geral em 1997, função que desempenhou até 2006.

Seu período à frente da principal organização internacional foi marcado pelo seu programa para reformar a instituição e pelo seu incentivo ao apoio da comunidade internacional à África e à luta contra a Aids.

Em 2001, Annan recebeu o prêmio Nobel da Paz junto à ONU em reconhecimento ao seu trabalho "por um mundo melhor organizado e mais pacífico".

Internacional