Executivos de saúde vão à Espanha conhecer "experiência do paciente"
São Paulo, 27 ago (EFE).- A Pacient Centricity Consulting, do Brasil, e o Instituto Para la Experiencia del Paciente, da Espanha, firmaram uma parceria que levará executivos brasileiros do setor de saúde para vivenciar, em um intercâmbio no país europeu, o conceito de "experiência do paciente".
O tema em questão envolve fatores presentes no ambiente hospitalar e suas respectivas interações com o paciente, englobando tanto o que foi vivenciado - da internação à alta, por exemplo - como as circunstâncias em que o processo aconteceu, incluindo segurança, confiança e qualidade no atendimento.
"Escolhemos a Espanha por possuir uma cultura e um sistema de saúde mais próximos do nosso, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, o país mais avançado em experiência do paciente, por exemplo", afirmou Kelly Rodrigues, diretora executiva da Patient Centricity Consulting, em comunicado.
De acordo com ela, o instituto espanhol desenvolveu uma Certificação em Experiência do Paciente que é "única no mundo, que já chancelou algumas instituições de saúde", e o objetivo da missão é visitar e conhecer alguns desses hospitais.
Kelly também afirmou que, apesar de alguns hospitais de referência no Brasil já trabalharem com este modelo há alguns anos, o movimento é recente para grande parte dos centros médicos.
"Muitos hospitais dizem que atuam com experiência do paciente, mas têm um foco basicamente em atendimento ao cliente, o que é muito diferente", ressaltou.
A missão começará no dia 30 de setembro e vai até 3 de outubro. O grupo será composto por 20 executivos que terão contato com hospitais de Madri e Barcelona - selecionados por seus "valores, calor humano, atenção, comunicação, segurança assistencial e resultado clínico", segundo a nota.
A Espanha é considerada um dos países mais avançados da Europa em humanização e experiência do paciente, ficando atrás somente da Grã-Bretanha.
"O setor privado de saúde tem grande peso na Espanha, que acaba de publicar seu primeiro relatório sobre experiência do paciente. O Hospital Sant Joan de Déu, por exemplo, em Barcelona, é considerado um dos melhores no assunto em toda a Europa", disse Carlos Bezos Daleske, diretor do Instituto de Experiência do Paciente.
O tema em questão envolve fatores presentes no ambiente hospitalar e suas respectivas interações com o paciente, englobando tanto o que foi vivenciado - da internação à alta, por exemplo - como as circunstâncias em que o processo aconteceu, incluindo segurança, confiança e qualidade no atendimento.
"Escolhemos a Espanha por possuir uma cultura e um sistema de saúde mais próximos do nosso, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, o país mais avançado em experiência do paciente, por exemplo", afirmou Kelly Rodrigues, diretora executiva da Patient Centricity Consulting, em comunicado.
De acordo com ela, o instituto espanhol desenvolveu uma Certificação em Experiência do Paciente que é "única no mundo, que já chancelou algumas instituições de saúde", e o objetivo da missão é visitar e conhecer alguns desses hospitais.
Kelly também afirmou que, apesar de alguns hospitais de referência no Brasil já trabalharem com este modelo há alguns anos, o movimento é recente para grande parte dos centros médicos.
"Muitos hospitais dizem que atuam com experiência do paciente, mas têm um foco basicamente em atendimento ao cliente, o que é muito diferente", ressaltou.
A missão começará no dia 30 de setembro e vai até 3 de outubro. O grupo será composto por 20 executivos que terão contato com hospitais de Madri e Barcelona - selecionados por seus "valores, calor humano, atenção, comunicação, segurança assistencial e resultado clínico", segundo a nota.
A Espanha é considerada um dos países mais avançados da Europa em humanização e experiência do paciente, ficando atrás somente da Grã-Bretanha.
"O setor privado de saúde tem grande peso na Espanha, que acaba de publicar seu primeiro relatório sobre experiência do paciente. O Hospital Sant Joan de Déu, por exemplo, em Barcelona, é considerado um dos melhores no assunto em toda a Europa", disse Carlos Bezos Daleske, diretor do Instituto de Experiência do Paciente.
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