Topo

Belgrado fala de "histórico" avanço para solução sobre o Kosovo

28/08/2018 11h27

Zagreb, 28 ago (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Sérvia, Ivica Dacic, afirmou nesta terça-feira que após uma "virada histórica" nas negociações para a normalização das relações entre Belgrado e Pristina, se avista uma "solução".

"Trata-se realmente de uma virada e um êxito histórico", disse Dacic na televisão pública sérvia "RTS", ao comentar supostos recentes avanços nas conversas entre as autoridades da Sérvia, Kosovo e a comunidade internacional.

O chefe da diplomacia sérvia avaliou que para seu país está se abrindo uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

"Está sendo oferecida uma oportunidade histórica para ganhar algo para o nosso povo e nossos cidadãos no Kosovo", ressaltou.

"Trata-se se queremos ganhar algo ou vamos perdê-lo tudo", acrescentou.

Estas declarações de Dacic foram feitas pouco depois que o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, advogou recentemente por uma eventual nova "delimitação" fronteiriça no Kosovo, e ao mesmo tempo, que seu colega kosovar, Hashem Thaci, se manifestou a favor de uma "correção de fronteiras".

Thaci precisou na semana passada que essa "correção" suporia incluir no terreno kosovar três municípios do sul da Sérvia, onde a maioria da população é de origem albanesa.

A imprensa especula, além disso, que a Sérvia obteria em troca três municípios de maioria servo-kosovar do norte de sua antiga província.

No Fórum Europeu de Alpbach (Áustria), Vucic e Thaci pediram conjuntamente o apoio internacional para conseguir uma solução que eventualmente permita o reconhecimento da soberania do Kosovo por parte de Belgrado.

A antiga província sérvia do Kosovo proclamou unilateralmente em 2008 sua independência.

Há anos, Belgrado e Pristina mantêm, sob o amparo da União Europeia, um árduo diálogo para normalizar suas relações e conseguir o respeito um acordo vinculativo, condição de Bruxelas para que ambos países possam avançar em sua aproximação ao clube comunitário.

Vários líderes europeus reiteraram recentemente sua rejeição a uma partilha do Kosovo como solução para o conflito.

No entanto, Dacic deu hoje a entender que seria avistada uma mudança nessa postura, ao afirmar que a comunidade internacional aceitou uma "solução fundamental" para este conflito.

Da mesma forma que Vucic dias atrás, Dacic admitiu que, de todas formas, ainda resta um bom trecho para percorrer para alcançar um acordo sobre a mencionada "solução histórica" e transformá-la em realidade.