Topo

Eleições presidenciais da Irlanda serão realizadas em 26 de outubro

28/08/2018 09h49

Dublin, 28 ago (EFE).- As eleições presidenciais na República da Irlanda serão realizadas em 26 de outubro, segundo confirmou nesta terça-feira o ministro de Habitação, Planejamento e Governo Local do país, Eoghan Murphy, à emissora de rádio pública "RTE".

Murphy informou que nesta terça-feira será assinada a convocação formal do pleito, o que dará início ao período de 28 dias, até 26 de setembro, no qual os candidatos podem apresentar suas candidaturas.

O atual presidente da república, Michael Sr. Higgins, no cargo desde outubro de 2011, confirmou no final de junho que tentará a reeleição.

Higgins, de 77 anos, se proclamou nono presidente da Irlanda após sair vitorioso nas eleições presidenciais com um total de 1.007.104 votos, sucedendo assim a Mary McAleese, presidente desde 1997 até 2011.

O Sinn Féin, antigo braço político do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), anunciou no mês passado que, pela segunda vez na história, concorrerá a este pleito, com um candidato ainda por determinar.

Nas eleições de 2011, o partido apresentou o antigo comandante da IRA Martin McGuinness, morto em março de 2017, como candidato, colhendo 13,7% dos votos.

Por sua vez, o Partido Democrata-Cristão Fine Gael e o do centrista Fianna Fáil anunciaram que apoiarão o trabalhista Higgins na campanha pela reeleição como presidente.

O ganhador das eleições, que ostentará um cargo principalmente representativo, inaugurará seu mandato em 11 de novembro.