Topo

Presidente sul-coreano remodela Gabinete e nomeia novo ministro de Defesa

30/08/2018 07h30

Seul, 30 ago (EFE).- O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, nomeou nesta quinta-feira um novo ministro de Defesa dentro de uma primeira remodelação de seu Gabinete, que terá também novos titulares de Educação, Indústria, Trabalho e Igualdade.

A pasta de Defesa ficará com Jeong Kyeong-doo, o chefe do Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul e dos Estados Unidos por parte de Seul, que substituirá no cargo Song Young-moo, criticado pela gestão das atividades de uma unidade de inteligência.

"Esperamos que (Jeong) ajude a garantir o desenvolvimento equilibrado de cada serviço armado e que melhore suas capacidades conjuntas graças ao alto conhecimento da reforma militar", disse um porta-voz do escritório presidencial sul-coreana citado pela agência sul-coreana "Yonhap".

Moon nomeou ministra de Educação Yoo Eun-hae, representante do governante Partido Democrático (PD), e o chefe interino do Escritório de Propriedade Intelectual, Sung Yun-mo, como ministro de Comércio, Indústria e Energia.

As mudanças ministeriais ficaram completas com Lee Jae-kap, que passará de vice-ministro de Trabalho a liderar a pasta, e Jin Sun-mee, que foi nomeada ministra de Igualdade de Gênero e Família.

Os novos membros do Governo devem ser confirmados pelo Parlamento.

Esta é a primeira remodelação do Gabinete que o presidente Moon faz desde sua vitória nas urnas em maio de 2017.