Topo

"Terapeuta de energia cósmica" ganhará cargo no novo governo do México

31/08/2018 16h24

Cidade do México, 31 ago (EFE).- Diana Álvarez Maury, indicada pelo novo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, para assumir o cargo de subsecretária de Governo, tem como principal experiência em sua carreira ter sido "terapeuta de energia cósmica".

Segundo informações divulgadas pela própria indicada na rede social LinkedIN, ela atuou entre 2010 e 2012 como "terapeuta de transmissão de energia cósmica" em uma das unidades do Life Quality Project, uma organização acusada de ser uma seita no México.

De acordo com a entidade, esse tipo de profissional ensina os pacientes a usarem a respiração e as mãos para "captar e canalizar a energia cósmica". A prática, conforme o Life Quality Project, "eleva o nível de consciência sobre nós mesmos, permitindo que tenhamos acesso a uma melhor qualidade de vida".

Os defensores da terapia cósmica argumentam que ela pode livrar mulheres grávidas de náuseas, amplia as capacidades intelectuais das crianças, diminui as cólicas menstruais de adolescentes e é capaz de prevenir doenças degenerativas.

Maury, segundo o currículo por ela divulgado, se formou em Direito em 1994 pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México (Itam) e tem uma pós-graduação em Amdinistração de Empresas pela Universidade das Américas.

A indicada pelo novo presidente mexicano foi professora universitária em diferentes instituições do país e dava cursos sobre o "desenvolvimento da consciência para elevar a qualidade de vida das peossas".

A partir de 1 de dezembro, quando López Obrador assume o cargo, Maury será a subsecretaria de Participação Popular, Democracia Participativa e Organizações Civis da Secretaria de Governo.

O posto foi inicialmente oferecido à coordenadora de campanha de López Obrador, Tatiana Clouthier, que recusou a oferta.