Topo

TSE começa a julgar registro de candidatura de Lula

31/08/2018 17h10

Brasília, 31 ago (EFE).- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar nesta sexta-feira o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode ser bloqueado pela Justiça devido ao fato de o petista ter sido condenado a 12 anos de prisão em segunda instância pelo caso do tríplex do Guarujá.

Foram apresentados 17 pedidos de impugnação à candidatura do ex-presidente, todas delas apoiadas nas regras eleitorais e na Lei da Ficha Limpa, que prevê que pessoas condenadas em segunda instância não podem ser candidatos nas eleições do país.

Na audiência serão analisadas as alegações apresentadas pela defesa de Lula. Entre os argumentos dos advogados do ex-presidentes está uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que recomenda que o petista participe das eleições marcadas para 7 de outubro.

A decisão final está nas mãos dos sete ministros do TSE. Basta uma maioria simples para aprovar ou rejeitar a candidatura.

Lula lidera todas as pesquisas eleitorais, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL). Caso não possa disputar o pleito, Lula será substituído por Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo.

O TSE também julgará hoje se Lula poderá aparecer, mesmo não sendo candidato, nas propagandas exibidas pelo PT no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.