Topo

Índia comemora nas ruas o nascimento do Deus Krishna

03/09/2018 11h36

Nova Deli, 3 set (EFE) .- Milhões de hindus comemoram nesta segunda-feira o nascimento do Deus Krishna, uma das divindades mais populares do extenso panteão hindu, com orações, canções e peregrinações a várias cidades da Índia.

Um dos destinos mais populares tem sido o norte da cidade de Mathura, onde se supõe que Krishna nasceu, e assim como em outras cidades da Índia fiéis hindus celebraram o dia com orações, danças e cerimônias.

Além disso, autoridades indianas, como o primeiro-ministro, Narendra Modi, e o presidente, Ram Nath Kovind, aproveitaram a oportunidade para parabenizar os indianos por meio das redes sociais.

"Os ensinamentos do Deus Krishna têm uma mensagem universal. Nishkam Karma (abnegação, altruísmo). Que este festival nos inspire a seguir o caminho da virtude e da justiça no pensamento, palavra e ação", escreveu Kovind em sua conta oficial no Twitter .

Nas ruas de todo o país, crianças podiam ser vistas usando roupas coloridas transformadas em Krishna e sua amante Radha, muitas delas também vestidas inteiramente de azul, cor com a qual o Deus é geralmente representado.

A cidade portuária de Bombaim também recebeu milhares de pessoas reunidas nas ruas para comemorar o aniversário de Krishna com a tradição do "dadi handi".

No "dadi handi", os jovens formam uma pirâmide humana para alcançar vasos de barro cheios de manteiga líquida, iogurte e leite, considerados uma iguaria sagrada, que são pendurados nas ruas.

A tradição conta que, quando criança, Krishna gostava muito de iogurte e manteiga, então ele saía com seus amigos para roubar essas iguarias e as mulheres artesãs as penduravam em cima das casas para evitar que fossem levados.

Krishna é, de acordo com o hinduísmo, uma das 10 reencarnações do Deus Vishnu, que ao lado de Shiva e Brahma é um dos três deuses mais importantes e adorados na Índia.

Krishna tem uma imensa popularidade na Índia, com milhões de seguidores, especialmente das castas mais baixas, sendo o único Deus que ignorou as imposições de casta e riqueza e se misturou com as pessoas "comuns".