Topo

Israel armou rebeldes sírios, segundo revista "Foreign Policy"

06/09/2018 16h28

Jerusalém, 6 set (EFE).- Israel teria armado e financiado secretamente rebeldes do sul da Síria para que mantivessem afastadas de sua fronteira as milícias apoiadas pelo Irã e os integrantes do Estado Islâmico (EI), afirmou nesta quinta-feira a revista "Foreign Policy".

Mais de 20 membros de grupos rebeldes vinculados ao Exército Livre Sírio (ELS) entrevistados por Elizabeth Tsurkov declararam que o apoio israelense começou em 2013 e terminou no mês passado, segundo a revista.

Os beneficiados foram pelo menos 12 milícias e as armas, transferidas através das três passagens que conectam a Síria e as Colinas do Golã ocupadas por Israel, incluíam fuzis de assalto, metralhadoras, morteiros e veículos, de acordo com a publicação.

Esses são os mesmos cruzamentos pelos quais Israel transferia ajuda humanitária à Síria.

De acordo com os entrevistados, o apoio econômico israelense incluía um salário de US$ 75 mensais, além das armas e outros materiais.

A revista afirma que a ajuda israelense provocou expectativas entre os rebeldes e a esperança de que Israel interviesse em uma possível ofensiva contra o regime do presidente sírio, Bashar al Assad.

Em 2017 já haviam sido publicados relatórios similares sobre tal tipo de ajuda prestada por Israel aos rebeldes sírios, e, como naquelas ocasiões, também nesta o Ministério das Relações Exteriores israelense evitou fazer comentários.