Topo

Govenadora do Paraná se reúne com presidente do Paraguai em Assunção

10/09/2018 16h00

Assunção, 10 set (EFE).- A governadora do Paraná, Cida Borghetti, se reuniu nesta segunda-feira, em Assunção, com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, para ampliar a cooperação em temas como o desenvolvimento econômico, a segurança da fronteira e a construção de pontes sobre o Rio Paraná.

"Falamos sobre uma segunda ponte, que é importante para o Paraguai e para o Brasil, especialmente na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Conversamos sobre a revitalização dos rios e também sobre a produção de grãos e peixes", afirmou a governadora.

Atualmente, apenas a Ponte da Amizade, construída em 1965, liga dos dois países. Borghetti e Abdo Benítez discutiram a construção de novas estruturas entre Foz do Iguaçu e a cidade de Presidente Franco, no departamento do Alto Paraná, já do lado paraguaio.

"As negociações estão bastante avançadas, com todas as licenças, recursos e garantias para a segunda ponte", disse Borghetti, confirmando o interesse mútuo de construir uma terceira ponte.

Borghetti também compartilhou com o presidente do Paraguai os avanços do Paraná na monitoração da fronteira com o uso de helicópteros. Além disso, afirmou que está aumentando os controles na fronteira com a presença das forças de segurança.

Também participou do encontro o chanceler do Paraguai, Luis Alberto Castigloni, que hoje anunciou que visitará o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, amanhã.