Tribunal israelense declara ANP responsável por ataque suicida em 2002

Jerusalém, 14 set (EFE).- O Tribunal do Distrito de Jerusalém declarou nesta sexta-feira a Autoridade Nacional Palestina (ANP) responsável por um ataque suicida ocorrido em 2002 que matou um casal israelense em Jerusalém, segundo o jornal "Yedioth Ahronoth".

Esta é a primeira vez que um tribunal israelense decreta que a ANP (o governo interino palestino criado após os acordos de paz de Oslo) é a responsável direta por um ataque.

A acusação foi feita pelos familiares de Gad e Tzipi Shemesh, que morreram em um ataque suicida na rua King George, em Jerusalém, há 16 anos, durante a Segunda Intifada. No mesmo atentado também morreu outra pessoa e foram registrados 80 feridos.

A decisão judicial dizia, entre outras coisas, que o ataque foi ordenado por membros oficiais do aparato de segurança da ANP, informou o jornal.

A sentença incluía a opinião do coronel da reserva Alon Eviatar (ex-conselheiro em assuntos palestinos no órgão que coordena a atividade militar israelense nos territórios ocupados), que identificou os membros da ANP que, segundo ele, tiveram a iniciativa dos ataques naquela época.

A juíza Irit Cohen baseou sua decisão nas confissões dos que planejaram o ataque, acrescentou o "Yedioth Ahronoth".

Segundo o tribunal, o terrorista suicida esteve em uma prisão palestina e foi libertado após a intervenção dos membros da ANP que o ajudaram a realizar o ataque.

O terrorista obteve os explosivos através do escritório de Tawfik Tirawi, o diretor da inteligência da ANP naquela época, que também financiou a operação, e outros funcionários do alto escalão do Fatah e da ANP, como Hussein al Sheikh e Marwan Barguti, conheciam os pormenores do plano e colaboraram para sua execução, segundo o tribunal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos