Topo

Novo ministro da Economia do Sudão rejeita nomeação e não assumirá cargo

15/09/2018 15h46

Cartum, 15 set (EFE).- O recém nomeado ministro da Economia do Sudão, Abdalla Hamdok, rejeitou neste sábado o cargo para o qual foi designado pelo presidente sudanês, Omar al Bashir, na última quinta-feira, informou o Partido do Congresso Nacional (PCN).

Hamdok, que é vice-secretário executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA), enviou uma carta a Al Bashir se desculpando por não aceitar assumir a pasta, afirmou o porta-voz do PCN, Ibrahim Sadiq, em entrevista coletiva.

Na carta, Hamdok expressou sua "total disposição" para oferecer "toda sua experiência no âmbito econômico" para servir à economia nacional.

O economista sudanês, que vive em Adis Abeba (Etiópia), não explicou os motivos de sua recusa, mas uma fonte próxima à sua família disse à Agência Efe que ele não quer abandonar seu trabalho na ONU.

Hamdok ocupa seu atual cargo nas Nações Unidas desde 2011 e conta com mais de 30 anos de experiência como analista político e econômico para os desafios de desenvolvimento da África, segundo informações do site da UNECA.

Al Bashir anunciou nesta semana uma remodelação de seu governo, que incluiu a nomeação de um novo primeiro-ministro, Motaz Musa, e mudanças em alguns ministérios importantes.

O Sudão vive atualmente uma crise econômica e tem como um de seus principais problemas a alta inflação, alavancada em parte pela desvalorização da moeda do país.