Topo

Deslizamento de terra no centro das Filipinas deixa pelo menos 4 mortos

20/09/2018 05h13

Manila, 20 set (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram nesta quinta-feira, nas Filipinas, por causa de um deslizamento de terra em Naga, que soterrou mais de 20 casas na cidade localizada na província de Cebu, no centro do país.

As autoridades recuperaram quatro corpos que correspondem aos de um menino de 4 anos, duas mulheres idosas e um homem, enquanto buscam possíveis sobreviventes entre as dezenas de pessoas que estão presas no local, disse aos jornalistas, o inspetor chefe da Polícia de Naga, Roderick Gonzales.

Apesar de ainda não saber exatamente quantas pessoas estão presas, Gonzales afirmou que há entre 20 e 25 casas completamente sepultadas como consequência do deslizamento de terra provocado pelas intensas chuvas dos últimos dias.

"Estamos em um momento crucial, pois ainda há chances de encontrarmos pessoas com vida. Por isso estamos acelerando os trabalhos de busca com equipamentos pesados como retroescavadeiras, embora seja complicado, já que a terra está muito fofa e desaba com facilidade", explicou o inspetor.

Cerca de 300 famílias foram retiradas da região depois do deslizamento, que continuam ocorrendo em todo o país após a passagem do tufão Mangkhut, que no último sábado deixou intensas chuvas e fortes ventos.

O tufão castigou com força o norte do país, onde ocorreram dezenas de deslizamentos de terra, sobretudo na região administrativa de Cordillera, onde Mangkhut causou 72 das 88 mortes registradas nas Filipinas, de acordo com a última apuração da Polícia Nacional.

Em Cordillera aconteceu o fato mais trágico provocado por Mangkhut, na cidade de Itogon, um grande desprendimento de terra soterrou uma mina de ouro abandonada e vários abrigos onde se refugiaram dezenas de famílias durante o tufão.

Por enquanto, os serviços de resgate recuperaram 23 corpos das 49 pessoas que morreram no local, enquanto continuam os trabalhos pela busca de aproximadamente 60 desaparecidos.