Topo

Lenin tentou deixar Hitler de fora das eleições municipais peruanas; entenda

Ao contrário do líder nazista, candidato às eleições municipais no Peru diz ser "Hitler bom" - AFP
Ao contrário do líder nazista, candidato às eleições municipais no Peru diz ser "Hitler bom" Imagem: AFP

Da EFE, em Lima

20/09/2018 20h52

Lenin Vladimir Rodríguez, um simples cidadão peruano, tentou deixar de fora das eleições à prefeitura do distrito de Yungar, na região de Ancash, o candidato Hitler Alba Sánchez.

O caso chamou a atenção da imprensa peruana pelos nomes históricos dos protagonistas. No entanto, segundo o partido Somos Peru, ao qual Hitler Alba é filiado, a tentativa de Lenin de impedir a candidatura já foi negada pelo Júri Nacional de Eleições.

Prefeito de Yungar entre 2011 e 2014, Hitler afirmou que Lenin não o conhece e nem vive no distrito.

"Ele mora em um povoado a sete horas daqui. A oposição utilizou esse cidadão para confundir", disse Hitler à emissora "RPP Noticias".

Apesar da conotação negativa de seu nome, Alba afirma que não é prejudicado na disputa eleitoral. Ao contrário do líder nazista, ele diz ser o "Hitler bom".

Leia também:


"Meu pai possivelmente escolheu o nome porque parecia estrangeiro, mas eu sou o Hitler bom. Toda a população me conhece, sabe da minha trajetória pessoal e política", afirmou.

O candidato admitiu que tentou trocar de nome quando descobriu o peso histórico de Hitler, mas desistir porque já era conhecido dessa forma.

"Quando estudei história quis trocar de nome, mas as pessoas e os amigos me conheciam como Hitler. Na vida política segui como Hitler, e os moradores não têm esse completo", explicou.

Hitler Alba é um dos candidatos que disputarão as eleições do próximo dia 7 de outubro. Os peruanos escolherão 25 governadores, 196 prefeitos de província e outros 1.678 prefeitos distritais, além de vereadores e conselheiros regionais.