PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Ministros de Índia e Paquistão se reunirão durante Assembleia da ONU

20/09/2018 10h33

Nova Délhi, 20 set (EFE).- A ministra de Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, e seu colega do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, se reunirão na semana que vem durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, informou nesta quinta-feira o Governo indiano, esclarecendo que ainda não foi determinada a agenda que será tratada no encontro bilateral.

"Posso confirmar que, a pedido da parte paquistanesa, vai haver uma reunião entre os ministros de Relações Exteriores de Índia e Paquistão, paralela à Assembleia Geral da ONU", afirmou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores indiano, Raveesh Kumar, em entrevista coletiva em Nova Délhi.

O anúncio aconteceu depois que hoje foi divulgada uma carta que o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, enviou a seu colega indiano, Narendra Modi, na qual pedia o encontro dos chefes da diplomacia durante a realização da Assembleia Geral da ONU na semana que vem em Nova York.

"Trata-se de uma reunião, não do reatamento do diálogo", explicou o porta-voz indiano, dizendo que este encontro não mudará a "política" da Índia em relação ao Paquistão, país o qual acusa de apoiar ataques terroristas em solo indiano.

Kumar explicou que a Índia não aceitará o pedido feito pelo premiê paquistanês para que Modi visite Islamabad no marco da cúpula da Associação para a Cooperação Regional do Sul de Ásia (SAARC), já que a "atmosfera na região" não é a ideal.

A Índia boicota essa cúpula desde setembro de 2016 como reação à morte de 19 soldados do país em um ataque de insurgentes paquistaneses.

Na carta de Khan a Modi, o primeiro-ministro paquistanês destaca que embora Índia e Paquistão mantenham "uma difícil relação", devem a seus cidadãos a necessidade de "resolver pacificamente" todas suas disputas.

Entre esses pontos de atrito, Khan destacou o terrorismo e, sobretudo, a disputada região de Caxemira.

A Caxemira indiana, de maioria muçulmana, foi o principal ponto de confronto entre Índia e Paquistão desde a criação de ambas as nações em 1947, após a independência dos britânicos, e por ela travaram duas guerras e tiveram vários conflitos menores.

Os dois países tentaram várias vezes iniciar um processo de entendimento sobre este assunto.

Internacional