Topo

Explosão de bomba mata oito crianças no Afeganistão

22/09/2018 08h01

Cabul, 22 set (EFE).- Oito crianças morreram e seis ficaram feridas na explosão de uma bomba enquanto brincavam na província de Faryab, no norte de Afeganistão, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte policial.

As crianças estavam em uma colina no distrito de Shrin Tagab quando aconteceu a explosão, explicou o porta-voz da polícia provincial, Karim Yourish.

Duas das seis crianças feridas estão em estado crítico, acrescentou a fonte.

O porta-voz acusou os talibãs pela colocação da bomba, embora a formação insurgente não tenha se pronunciado a respeito.

Em julho, pelo menos oito civis morreram e outros 40 ficaram feridos após a explosão de uma bomba durante a passagem de um ônibus no qual viajavam na província de Farah, no oeste do país.

As forças de segurança denunciaram repetidamente que os talibãs costumam colocar minas terrestres em estradas e em zonas de passagem, uma tática que causa um grande número de vítimas civis.

Durante o primeiro semestre do ano morreram 1.692 civis, um número recorde. A maioria das mortes ocorreram devido ao uso de artefatos explosivos improvisados (IED), segundo os últimos dados publicados pela Missão de Assistência das Nações Unidas para o Afeganistão (Unama).