PUBLICIDADE
Topo

Presidenta da Lituânia agradece ao papa por visita ao país

22/09/2018 08h59

Vilnius, 22 set (EFE).- A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, agradeceu ao presença do papa Francisco neste sábado pela visita que realiza ao país.

Na esplanada localizada diante do palácio presidencial da capital da Lituânia, Vilnius, a presidente deu as boas-vindas ao papa, que realiza uma viagem por países do Mar Báltico.

"Obrigada por estar conosco. E por sempre visitar os menores países no mapa mundial. Sua visita é um presente precioso no centenário da independência do Estado lituano", explicou a presidente, que agradeceu o apoio da Santa Sé "à causa da liberdade lituana"

"A Santa Sé foi uma das primeiras a reconhecer nossa independência e encorajou outros países a fazer o mesmo. Mais tarde, durante os anos de ocupação, preservou a representação diplomática da Lituânia na Santa Sé como uma promessa de liberdade e esperança, que foi cumprida", explicou.

A presidente também lembrou a visita de João Paulo II há 25 anos, logo após a retirada das tropas soviéticas.

Após os discursos oficiais, Francisco foi à Nunciatura na Lituânia, onde ficará hospedado durante três noites, e durante a tarde visitará o santuário Mater Misericordiae.

Depois, Francisco visitará a catedral da cidade, onde terá um encontro com os jovens lituanos, no único país dos Bálticos com maioria católica, cerca de 80% da população.