PUBLICIDADE
Topo

Agência vinculada ao EI publica vídeo de supostos autores do atentado no Irã

23/09/2018 17h29

Cairo, 23 set (EFE).- A agência "Amaq", vinculada ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), divulgou neste domingo um vídeo mostrando três dos supostos autores do atentado realizado ontem em um desfile militar na cidade iraniana de Ahvaz.

Na gravação, com duração de 1'40" e cuja autenticidade não pôde ser verificada, três homens aparecem em um carro, com uniforme militar, supostamente, minutos antes de chegarem ao local onde aconteceu o ataque. Na ação, 25 pessoas morreram e 60 ficaram feridas.

O único indivíduo que fala farsi afirma que "com a permissão de Deus, acontecerá um ato no qual inimigos de Deus, da Guarda e de outros serão esquartejados", em possível alusão aos Guardiães da Revolução, grupo de elite do Exército do Irã. Outro homem diz, em árabe, que "a ordem de Deus é a prioridade".

O Irã responsabilizou o movimento separatista árabe Resistência Nacional Ahvaz que, segundo esse governo, tem apoio da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, pelo ataque, desprezando a reivindicação feita ontem pelo EI. Os Guardiães da Revolução, por sua vez, afirmaram hoje que irão promover "uma vingança mortal e inesquecível em um futuro próximo" aos autores do atentado.

O ataque foi realizado por quatro extremistas que abriram fogo contra soldados do Exército e dos Guardiães que desfilavam e contra o público. Eles foram mortos pelas forças de segurança.