Topo

Choques com exército de Israel deixam 1 palestino morto e 50 feridos em Gaza

24/09/2018 13h59

Gaza, 24 set (EFE).- Um palestino morreu e 50 ficaram feridos durante os distúrbios ocorridos nesta segunda-feira com o exército israelense no norte de Gaza, junto à fronteira com Israel, informaram fontes médicas palestinas.

Durante o dia também foi registrado em Gaza outro protesto de 30 embarcações que navegaram para a fronteira marítima do norte do enclave, sob bloqueio israelense desde a tomada de controle pelo movimento islamita Hamas, em 2007.

Segundo testemunhas, fontes locais e forças de segurança na faixa, a Marinha de Israel abriu fogo contra as embarcações, sem que se registrassem feridos.

Um porta-voz do Exército israelense informou à Agência EFE que foram feitos disparos de advertência contra as embarcações, enquanto ao mesmo tempo milhares de palestinos participaram de distúrbios em Gaza, também na fronteira norte.

Lá, "queimaram pneus e lançaram artefatos incendiários contra as tropas", que responderam "com meios de dispersão de massas e abriram fogo de acordo com os procedimentos de operação padrões", indicou o porta-voz.

Ambas as mobilizações foram organizadas pela Comissão da Grande Marcha do Retorno, que desde o último dia 30 de março convoca protestos a cada sexta-feira junto à divisa, sendo que nas últimas semanas os distúrbios têm se tornado quase diários.

Desde que começou a campanha, que exige o fim do bloqueio e o direito ao retorno dos refugiados a suas casas, morreram 186 palestinos, segundo o Ministério de Saúde palestina, a maioria em manifestações e em incidentes violentos, além de 12 milicianos em bombardeios contra alvos islamitas.