PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Presidente iraniano diz que grandes líderes constroem "pontes" e não "muros"

24/09/2018 14h51

Nações Unidas, 24 set (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rouhani, defendeu nesta segunda-feira que os grandes líderes "constroem pontes em vez de muros", em uma aparente mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Rouhani, que discursou na cúpula sobre paz da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltou que seu país aposta no diálogo, na tolerância e na democracia. A cúpula lembra os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela e o governante iraniano destacou o tratamento que o ex-presidente sul-africano deu a seus opositores depois de sair da prisão e chegar ao poder. Segundo ele, Mandela foi capaz de plantar "a semente da amizade" nos oponentes.

"Os grandes líderes constroem pontes em vez de muros. Enquanto o racismo, a xenofobia e a discriminação facilitam a construção de muros entre os países, o diálogo, a tolerância e a coexistência pacífica constituem os pilares das pontes", ressaltou o presidente do Irã.

A tensão entre Estados Unidos e Irã deve ser um tema dominante nas de chefes de Estado e de governo de todo o mundo reunidos esta semana em Nova York, nos Estados Unidos.

Organizações da oposição iraniana marcaram protestos na cidade, especialmente para amanhã, dia em Trump e Rouhani farão seus discursos na Assembleia Geral.

Internacional