PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Sánchez se reúne com Guterres e com presidente da Assembleia Geral da ONU

24/09/2018 22h04

Nova York, 24 set (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, se reuniu nesta segunda-feira, em Nova York, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com a presidente da Assembleia Geral, María Fernanda Espinosa.

As reuniões ocorreram na véspera da abertura da Assembleia Geral da ONU. Sánchez discursará no evento na próxima quinta-feira.

Segundo fontes do governo espanhol, Sánchez levou aos dois encontros uma mensagem de apoio total ao multilateralismo como o caminho adequado para enfrentar os desafios globais, entre os quais incluiu a igualdade de gênero e a mudança climática.

Com Guterres, o presidente do governo da Espanha também conversou sobre outros assuntos, como as crises na Nicarágua e na Venezuela.

Os dois analisaram a saída de milhares de venezuelanos do país e a possibilidade de alguma iniciativa multilateral para solucionar o problema. Fontes ouvidas pela Agência Efe afirmaram que tanto a Espanha como a ONU têm interesse em patrocinar uma medida do tipo.

Além disso, os dois conversaram sobre o trabalho realizado pelo Centro das Nações Unidas de Tecnologia de Informação e das Comunicações, que tem sede em Valência.

A intenção é que o centro se torne uma referência mundial para a futura coordenação dos serviços tecnológicos do sistema ONU.

Sánchez ainda participará nesta segunda-feira de uma recepção organizada a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos chefes de Estado e de governo que participarão da Assembleia Geral da ONU.

Internacional