PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Pompeo se reúne com ministro norte-coreano para debater sobre próxima cúpula

26/09/2018 14h13

Nações Unidas, 26 set (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reuniu nesta quarta-feira com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, para conversar sobre uma segunda cúpula entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"Um encontro muito positivo com o ministro das Relações Exteriores, Ri Yong-ho, para falar sobre a próxima cúpula e passos para a desnuclearização da Coreia do Norte. Há muito trabalho a ser feito, mas seguimos em frente", relatou Pompeo no Twitter.

O encontro, que aconteceu paralelamente à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, não constava na agenda que o Departamento de Estado publicou com as atividades de Pompeo. Apesar disso, em 19 de setembro, o chefe da diplomacia americana já tinha convidado Ri para um encontro em Nova York, pois ambos compareceriam à Assembleia Geral da ONU.

Pompeo deve viajar em breve a Pyongyang para preparar a próxima cúpula entre Trump e Kim, mas ainda não foi divulgada uma data exata para isso. Trump disse na terça-feira que a segunda reunião com Kim será "muito em breve" e explicou que Pompeo fará as regras para esse encontro no "futuro imediato".

Na histórica cúpula de junho, em Singapura, Trump e Kim assinaram uma declaração que abre as portas para a desnuclearização da Coreia do Norte contanto que os EUA concedam garantias para a sobrevivência do país asiáticos.

Nas últimas semanas, o diálogo bilateral entre os governos foi congelado devido a diferenças sobre como realizar esse processo. Há alguns dias, os EUA determinaram que o processo de desnuclearização da Coreia do Norte deve ser concluído até janeiro de 2021, o fim do mandato de Trump.

Internacional