PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump se diz insatisfeito com alta dos juros anunciada pelo Fed

26/09/2018 19h06

Nova York, 26 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reprovou nesta quarta-feira o terceiro aumento dos juros básicos no país aplicado pelo Federal Reserve (Fed) neste ano, que os levou a um patamar de 2% a 2,25%.

"Não estou satisfeito com isso (...) Estou preocupado com o fato de que parece que gostam de aumentar os juros", afirmou o governante em uma entrevista coletiva em Nova York, fora da programação da Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Eles a aumentam, e o fazem porque estamos indo tão bem. Estamos nos saindo muito melhor do que ninguém imaginava", destacou.

Trump afirmou ainda que nos mandatos de seu antecessor, Barack Obama, o dinheiro do Fed era de "brinquedo", porque o banco central americano manteve os juros entre 0% e 0,25%.

A decisão de hoje do Fed coloca os juros nos EUA no nível mais alto desde 2008.

Ainda para este ano, segundo o Fed, estão previstas duas novas reuniões do comitê de política monetária: no início de novembro e em meados de dezembro. E é para este último encontro do ano que é esperada a quarta e última elevação dos juros em 2018.

Internacional