PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Vietnã se despede do presidente Tran Dai Quang com um funeral de Estado

26/09/2018 03h56

Ho Chi Minh (Vietnã), 26 set (EFE).- Altos nomes do governo, representantes de países vizinhos e centenas de cidadãos se despedem nesta quarta-feira, em um funeral de Estado, na capital Hanói, do presidente do Vietnã Tran Dai Quang, que morreu na última sexta, aos 61 anos, devido a uma doença viral.

A cerimônia começou às 7h (hora local) na Casa Funerária Nacional, onde os cidadãos - alguns deles bastante emocionados - formam longas filas para a despedida do presidente.

A presidente interina, Dang Thi Ngoc Thinh; o primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc; a presidente da Assembleia Nacional, Nguyen Thi Kim Ngan; e o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, são alguns dos líderes políticos vietnamitas presentes na cerimônia de despedida.

Além disso, o ato conta com as participações dos primeiros-ministros do Cambodja, Hun Sen, e Coreia do Sul, Lee Nak-yon, e também do vice-presidente do Laos, Phankham Viphavanh.

As autoridades também realizaram cerimônias comemorativas em Ho Chi Minh (antiga Saigon), a cidade mais populosa do país, e em Nin Binh, província natal de Quang.

Os rituais funerários iniciam o luto nacional de dois dias que terminará amanhã com um último ato solene e o enterro de Tran Dai Quang, em Nin Binh, a 120 quilômetros de Hanói.

Durante os dois dias de luto, as bandeiras nacionais tremulam a meio mastro nos edifícios oficiais e os cinemas e outros centros públicos de entretenimento em todo o país permanecem fechados.

Quang, de 61 anos, permaneceu ativo até sua morte por causa de uma doença viral contraída há um ano e sobre a qual as autoridades não revelaram mais detalhes.

Internacional