PUBLICIDADE
Topo

Comitê do Senado dos EUA marca votação de indicação de Kavanaugh para amanhã

27/09/2018 22h29

Washington, 27 set (EFE).- O Comitê de Justiça do Senado dos Estados Unidos votará amanhã se recomenda ao plenário da casa a indicação do juiz Brett Kavanaugh para a Suprema Corte do país.

O anúncio foi feito pelo vice-líder do Partido Republicano no Senado e também integrante do Comitê de Justiça, John Cornyn. Segundo ele, a votação no plenário deve ocorrer na terça-feira.

Kavanaugh precisa que todos os senadores republicanos votem em seu favor para chegar à Suprema Corte ou, caso não haja unanimidade dentro do partido, que algum democrata opte por indicá-lo.

O juiz foi ouvido hoje no Comitê de Justiça do Senado pouco depois do depoimento de Christine Blasey Ford, a primeira das três mulheres que o acusou de assédio sexual. Em seu depoimento, a professora detalhou a agressão da qual foi vítima. Por outro lado, Kavanaugh negou a versão apresentada pela professora.

Vários dos senadores republicanos ainda não revelaram seus votos. Alguns dos indecisos fizeram uma reunião privada após as declarações de Ford e Kavanaugh no Comitê de Justiça.

Após os depoimentos, o presidente dos EUA, Donald Trump, que indicou Kavanaugh para o cargo, reiterou o apoio ao juiz.

A recomendação do Comitê de Justiça é um passo prévio ao voto de confirmação da indicação no plenário do Senado.