PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Milhares de vietnamitas dão adeus ao presidente Quang, morto aos 61 anos

27/09/2018 04h29

Ho Chi Minh (Vietnã), 27 set (EFE).- Milhares de vietnamitas se despediram, nesta quinta-feira em Hanói, do presidente Tran Dai Quang, cujo caixão foi levado em procissão por algumas ruas da capital do Vietnã antes de seu sepultamento, previsto para esta tarde, na província de Ninh Binh, onde nasceu.

O ato na Casa Funerária de Hanói foi presidido pelo secretário-geral do Partido Comunista vietnamita, Nguyen Phu Trong, quem fez uma análise dos méritos de Quang durante sua carreira no Ministério de Segurança Pública e na presidência, que ocupou desde abril de 2016 até sua morte, na última sexta-feira, aos 61 anos.

A cerimônia de hoje encerra o funeral de Estado de dois dias em que as bandeiras dos prédios oficiais ficaram a meio mastro e os cinemas e outros centros de entretenimento público permaneceram fechados.

O caixão do presidente será sepultado em Ninh Binh, a 120 km de Hanói, por vontade da família, que não quis um enterro no mausoléu de Ho Chi Minh, onde estão os restos mortais de históricos líderes vietnamitas.

Sua morte por uma doença viral, contraída há um ano e não revelada pelas autoridades locais, abriu a corrida sucessória, com o presidente do Comitê Popular de Ho Chi Minh (antiga Saigon), Nguyen Thien Nhan, como o principal candidato a ser eleito pela Assembleia Nacional.

Internacional