PUBLICIDADE
Topo

Nobel da Paz em 1984, Desmond Tutu é internado na África do Sul

27/09/2018 17h51

Johanesburgo, 27 set (EFE).- O arcebispo emérito da Igreja Anglicana e prêmio Nobel da Paz em 1984 Desmond Tutu, de 86 anos, foi internado nesta quinta-feira na Cidade do Cabo, na África do Sul, para se submeter a uma bateria de exames.

Em comunicado, a família de Tutu disse que ele estava de bom humor no momento em que chegou ao hospital e que "espera voltar para casa em poucos dias".

Agraciado com o Nobel por combater o regime de segregação racial sul-africano, Tutu enfrenta há mais de uma década um câncer na próstata, e nos últimos anos foi internado em diversas ocasiões devido a infecções.

A trajetória de Tutu é marcada por uma firme defesa dos direitos humanos, algo que o levou a se distanciar em vários momentos da hierarquia eclesiástica para apoiar abertamente posições como os direitos dos homossexuais e a eutanásia.

Tutu completará 87 anos no dia 7 de outubro, e embora nos últimos anos tenha ficado afastado da vida pública, permanece como uma das figuras-chave da história contemporânea da África do Sul e da luta contra o apartheid.