PUBLICIDADE
Topo

Polícia da Holanda prende 7 suspeitos de planejar ataque terrorista

27/09/2018 16h31

Haia, 27 set (EFE).- A polícia da Holanda prendeu nesta quinta-feira sete homens de 21 e 34 anos que são apontados como suspeitos de planejarem um "grande ataque terrorista" no país.

Em comunicado, a polícia disse que várias equipes antiterroristas prenderam na tarde de hoje quatro pessoas nas cdades de Arnhem e Huissen, no leste do país, e outras três em Roterdã e Vlaardingen, no sul.

O suposto líder do grupo é um homem de 34 anos de origem iraquiana, que já foi condenado em 2017 por tentar viajar ao Iraque e à Síria para se unir ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Outros dois detidos também têm antecedentes criminais por terem tentado combater pelo grupo no Oriente Médio.

Os sete suspeitos tinham pelo menos cinco armas de fogo de pequeno porte e já estavam em uma etapa "avançada" na preparação do ataque.

As autoridades antiterroristas iniciaram em abril deste ano uma investigação sobre o suposto chefe do grupo, depois de receber um alerta dos serviços de inteligência (AVID).

Segundo a nota, o objetivo do líder da célula era cometer um atentado durante "um grande evento" na Holanda, embora ainda não se saiba o local exato, e suspeita-se que um ataque "com bombas e fuzis automáticos" em outro lugar também fazia parte do plano.

Para o "grande atentado", os suspeitos procuraram fuzis de assalto, armas pequenas, granadas de mão, explosivos e materiais para preparar um carro-bomba.