PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de 7,5 graus sacode ilha de Célebes e provoca tsunami na Indonésia

28/09/2018 11h41

(Atualiza com declarações e novos dados sobre terremoto e tsunami).

Jacarta, 28 set (EFE).- Um terremoto de magnitude 7,5 graus na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira a ilha de Célebes, situada no norte da Indonésia, horas depois de outro tremor ter deixado uma pessoa morta e dez feridos, além do desabamento de vários prédios na mesma região, não muito povoada.

O novo terremoto provocou um tsunami com ondas entre 1,5 metro a 2 metros na cidade de Palu, segundo a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica.

Por enquanto, as autoridades não informaram sobre as vítimas do segundo tremor, cujo hipocentro foi localizado a dez quilômetros em terra e a 56 quilômetros a norte da cidade de Donggala, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia (BNPB) disse em comunicado que o primeiro dos terremotos durou dez segundos e derrubou várias casas, enquanto a população da região fugiu com medo.

"As pessoas entraram em pânico e saíram de suas casas. Quando foi ativado o alerta de tsunami, as pessoas fugiram para um lugar seguro", disse a BNPB em comunicado.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram moradores de Donggala correndo assustados pelas ruas, estruturas parcialmente derrubadas e fendas nas estradas.

Além disso, o aeroporto de Palu, que opera voos domésticos, sofreu danos e permanecerá fechado até amanhã à noite, afirmou o porta-voz da BNPB.

Pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400 mil foram retiradas de suas casas devido aos quatro terremotos de magnitudes entre 6,3 e 6,9 graus que sacudiram a ilha de Lombok entre 29 de julho e 19 de agosto passados.

Em 2004, um forte terremoto no norte da ilha de Sumatra gerou um tsunami que matou 280 mil pessoas em 12 países banhados pelo oceano Índico, a grande maioria na Indonésia.

A Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica na qual a cada ano são registrados sete mil terremotos.