PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Colégios eleitorais abrem no Curdistão iraquiano

30/09/2018 04h57

Cairo, 30 set (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo para as eleições parlamentares do Curdistão iraquiano, as primeiras realizadas depois do plebiscito de independência realizado há um ano por esta região.

Os centros de votação abriram às 8h (horário local, 3h em Brasília) e vão ficar abertos até as 18h (12h), embora a Comissão Eleitoral possa estender por uma hora o período de votação.

Alguns dos candidatos, entre eles Qabad Talabani, líder da União Patriótica do Curdistão (PUK); e o primeiro-ministro regional, Nechirvan Barzani, do Partido Democrático (KDP); votaram pouco depois da abertura das urnas, segundo a imprensa local.

A votação, inicialmente prevista para final de 2017, foi adiada por causa da instabilidade política causada pela realização do plebiscito, cujo resultado foi cancelado pelo Tribunal Constitucional.

Cerca de 3,3 milhões de eleitores devem votar para eleger 111 deputados, dos quais 11 são reservados para as minorias étnicas e religiosas, entre elas cristãos, assírios, turcomanos e armênios.

Internacional