Topo

Após cancelamento de 'Tratado de Amizade', Irã chama EUA de 'regime fora da lei'

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em imagem de 31 de janeiro de 2017 - Vahid Salemi/ AP
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em imagem de 31 de janeiro de 2017 Imagem: Vahid Salemi/ AP

Teerã

03/10/2018 17h42

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad  Javad  Zarif, qualificou nesta quarta-feira (3) os Estados Unidos de "regime fora da lei", depois que Washington cancelou tratados bilaterais com Teerã.

"Hoje, os EUA saíram de um tratado entre EUA-Irã depois que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou que eles parassem de violar esse tratado ao sancionar o povo iraniano. Regime fora da lei", escreveu Zarif no Twitter.

O Tratado de Amizade, Relações Econômicas e Direitos Consulares foi assinado entre ambos os países em 1955, quando ainda mantinham boas relações.

Hoje, o CIJ ordenou que os Estados Unidos suspendam as medidas contra o Irã relacionadas à exportação de bens básicos.

O Irã já havia denunciado os Estados Unidos à CIJ em maio, ao saírem do acordo nuclear assinado em 2015 e pela reimposição das sanções suspensas com tal pacto.

Zarif criticou o fato de os Estados Unidos argumentarem buscar "tratados bilaterais com o Irã" e cancelar um já existente. Sobre isso, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que o Irã ignorou o tratado "durante muito tempo" e defendeu que seu país deveria ter saído do pacto há décadas.

Mais cedo, o governo iraniano comemorou à decisão da CIJ e afirmou que o tribunal internacional reconheceu a legitimidade de suas reivindicações.