Topo

Após passagem de furacão Michael, EUA declaram "grande desastre" na Geórgia

15/10/2018 16h18

O governo dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira (15) a "Declaração de Grande Desastre" para o estado da Geórgia por conta dos efeitos da passagem do furacão Michael.

De acordo com um comunicado da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), a medida permite habilitar fundos nacionais para reparação de danos e atender os afetados em diferentes condados da Geórgia.

"A assistência inclui ajudas para alojamento temporário e reparos de imóveis, empréstimos de baixo custo para cobrir as perdas não cobertas por seguro e outros programas para ajudar indivíduos e donos de negócios a se recuperem dos efeitos do desastre", afirmou a agência na nota.

Pelo menos 19 pessoas morreram em decorrência da passagem do furacão, segundo a imprensa local, sendo nove na Flórida, seis na Virgínia, três na Carolina do Norte e uma na Geórgia. Ainda estão sendo realizadas operações de resgate e de avaliação de danos nas cidades de Mexico Beach e Panama City, na Flórida, as mais destruídas.

A avaliação dos prejuízos e a busca por vítimas avança, apesar da falta de energia elétrica nos estados da Flórida, da Geórgia, da Carolina do Norte, da Virgínia e do Alabama. De acordo com o site especializado "Poweroutage.us", 460 mil famílias e estabelecimentos estavam sem luz ontem.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que prometeu que as autoridades "não descansarão" até a recuperação da região, visita hoje o "marco zero" da catástrofe meteorológica no noroeste da Flórida e da Geórgia.