Topo

Israel reabre passagem fronteiriça com a Síria nas Colinas de Golã

15/10/2018 09h34

Quneitra (Colinas de Golã), 15 out (EFE).- Israel reabriu nesta segunda-feira a passagem fronteiriça de Quneitra, nas Colinas de Golã, que permanecia fechada desde o final de 2014 pela deterioração do conflito na Síria, e que a partir de agora poderá ser usada pelas forças da ONU que patrulham a região em ambos os lados.

"A passagem por enquanto está aberta a princípio para oficiais da Força das Nações Unidas de Observação da Separação (UNDOF) que estão retornando ao lugar progressivamente. No futuro, se tudo correr bem, será aberta para o trânsito de pessoas para visitas familiares e para o comércio", anunciou um oficial do exército que pediu para não ser identificado.

"A reabertura ajudará na implementação do acordo de 1974, que tem foco principalmente na declaração de uma área de separação, uma área desmilitarizada" entre os territórios controlados por ambos os países, afirmou o exército israelense em comunicado sobre o pacto que pôs fim à Guerra do Yom Kippur, na qual Israel ocupou as Colinas de Golã à Síria.

A principal passagem fronteiriça entre a Síria e a Jordânia, a de Jaber-Nasib também foi reaberta oficialmente hoje, depois de três anos fechada, desde que os grupos rebeldes tomaram o controle da mesma no território sírio.

As forças leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad, recuperaram em julho províncias do sul contíguas a Israel e Jordânia, após forçar os rebeldes a se retirarem para a região de Idlib, no norte do país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Israel reabre passagem fronteiriça com a Síria nas Colinas de Golã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias