Topo

Ministro da Defesa de Israel propõe "forte golpe" militar contra o Hamas

16/10/2018 12h50

Jerusalém, 16 out (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, propôs nesta terça-feira uma campanha militar contra o movimento islamita Hamas em Gaza.

"Minha opinião é muito clara. Devemos dar um forte golpe no Hamas. É o único modo de reduzir o nível de violência a zero, ou para perto de zero", declarou Lieberman em entrevista coletiva durante uma visita a uma base militar perto da divisória com Gaza.

O ministro afirmou que Israel não pretende continuar respondendo aos incidentes violentos na fronteira como fez até agora e recomendou ao gabinete de Segurança uma campanha militar em grande escala.

"Houve todo tipo de tentativa de conseguir um acordo liderado pelo Egito, Nações Unidas e o enviado da ONU. Tentamos todas as outras possibilidades e, infelizmente, não vejo nenhum resultado", acrescentou.

Lieberman lembrou as palavras do líder do Hamas, Ismail Haniye, que no sábado disse que nem o combustível nem o dinheiro deterão os protestos.

"Seu objetivo é romper o bloqueio, o que significa uma coisa: liberdade absoluta e ininterrupta para trazer armas, combatentes do Hezbollah, iranianos dentro da Faixa de Gaza e nós nunca permitiremos isso", disse o ministro.

As manifestações conhecidas como a Grande Marcha do Retorno acontecem na divisa entre Israel e Gaza há mais de seis meses para reivindicar o direito ao retorno e protestar contra quase 12 anos de bloqueio israelense, e nelas morreram 204 palestinos, tanto nos próprios protestos como em incidentes violentos junto à fronteira.