Topo

Agentes turcos deixam residência de cônsul saudita carregando caixas e bolsas

18/10/2018 05h09

Istambul, 18 out (EFE).- A polícia da Turquia terminou no início da manhã desta quinta-feira as buscas feitas na residência do cônsul saudita em Istambul, por conta da investigação sobre o caso do desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, ocorrido no último dia 2.

A emissora turca "NTV" transmitiu nesta manhã imagens dos agentes da unidade de investigação deixando o local, por volta das 5h (hora local), carregando caixas de papelão e bolsas.

Agentes turcos fizeram na última segunda-feira uma operação de busca que durou nove horas no consulado saudita, localizado a apenas 200 metros da residência, à qual puderam acessar ontem depois de não ter sido possível a inspeção na terça-feira, diante da falta de cooperação das autoridades sauditas.

O cônsul Mohammed Otaibi viajou na terça-feira para Riad e, segundo informa a imprensa saudita, foi destituído do cargo.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Çavusoglu, informou ontem que o registro na residência do cônsul foi adiado, pois a família de Otaibi ainda estava no endereço.

Khashoggi, um jornalista saudita exilado nos Estados Unidos desde o ano passado e crítico da monarquia do seu país, entrou no consulado para um trâmite burocrático e não saiu mais.

No mesmo dia de seu desaparecimento, um comboio de seis veículos deixou o consulado e entrou momentos depois na residência do embaixador, segundo informações da imprensa turca, baseada nas imagens das câmeras de segurança.

O governo turco se negou a comentar os rumores surgidos na imprensa que assinalam que Khashoggi foi torturado, decapitado e esquartejado dentro do consulado.