Topo

Ataques deixam 5 mortos e 118 feridos durante eleições no Afeganistão

20/10/2018 13h03

(Aumenta número de vítimas em várias partes do Afeganistão).

Cabul, 20 out (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 118 ficaram feridas em vários ataques no Afeganistão, inclusive na capital Cabul, durante uma jornada de eleições parlamentares que os talibãs insistem em boicotar com renovadas ameaças.

Os principais ataques ocorreram em Cabul e na província de Kunduz, no norte do país, mas também foram registrados incidentes no leste do país, em Kapisa e Logar, e em Ghazni, no sul.

Em Cabul, uma série de explosões deixaram "78 feridos e três mortos", disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério de Saúde Pública afegão, Zear Khan, que afirmou que "todas as vítimas são civis".

Em Kunduz, o lançamento de quase 50 morteiros e outros ataques "deixaram pelo menos dois mortos e mais de 40 feridos", enquanto continuavam "os combates em pelo menos três distritos", disse à Efe o chefe do Conselho Provincial de Kunduz, Yusuf Ayubi.

Anteriormente, a ONG italiana Emergency tinha informado que uma pessoa tinha sido transferida para sua clínica em Cabul, mas chegou morta, além de 47 feridos procedentes tanto da capital como de Kapisa, Logar e Ghazni.

Para garantir a segurança no pleito, o governo afegão mobilizou em todo o país 70 mil soldados e policiais, segundo revelou hoje em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério de Interior, Najib Danish, o que representa um aumento de 16 mil efetivos a respeito do anúncio feito há poucos dias.

O porta-voz acrescentou que hoje, finalmente, foram abertas 4.900 seções eleitorais em 32 províncias, depois que Kandahar (sul) decidiu adiar o pleito após o atentado de quinta-feira, no qual morreram parte dos chefes de segurança da região.

Enquanto isso, os talibãs lembraram hoje à população que "os centros eleitorais do inimigo em todo o país estão sob ataque" dos insurgentes, por isso pediram aos cidadãos que não participem deste falso "processo" se "desejam salvar suas vidas", segundo um comunicado divulgado pelo porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid.

"O processo eleitoral do inimigo fracassou. Até agora fizemos 166 ataques e o processo foi interrompido", disse o porta-voz, que garantiu que "dezenas de seções eleitorais foram destruídas ou não abriram".

De acordo com algumas contas oficiais dos talibãs no Twitter, os insurgentes realizaram ataques hoje em pelo menos 20 das 34 províncias afegãs.

Previstas inicialmente para o verão de 2015, mas adiadas por causa da precária situação de segurança, a instabilidade política e os problemas financeiros, as eleições são vistas como uma prova de fogo para a frágil democracia afegã e como um teste antes do pleito presidencial previsto para o ano que vem.

Pela primeira vez desde o fim da missão militar da Otan em 2014, o governo afegão é responsável pela segurança durante as eleições.