Topo

Honduras fecha fronteira com Guatemala após entrada de migrantes

20/10/2018 21h19

Tegucigalpa, 20 out (EFE).- O Governo de Honduras ordenou neste sábado fechar temporariamente o posto de Agua Caliente, na fronteira com a Guatemala, depois que centenas de migrantes hondurenhos cruzaram para o país vizinho em dois caminhões.

Segundo um comunicado do Instituto Nacional de Migração de Honduras, o ponto de fronteira foi fechado de "maneira temporária para salvaguardar a vida e integridade físicas dos cidadãos nacionais e estrangeiros que transitam por essa região.

A passagem, onde um rigoroso isolomento policial foi montado, foi fechadas horas depois que um caminhão avançou para a Guatemala com vários dos migrantes pendurados nas laterais da cabine, enquanto à frente dezenas de pessoas agitavam os braços dando-lhes as boas-vindas.

Horas depois, a Polícia hondurenha informou que dois salvadorenhos, dirigindo um caminhão cada um, são os que romperam o cordão policial em Agua Celiente com a Guatemala.

Aolícia acrescentou que os motoristas "tentaram violar o perímetro (policial) para evitar o trânsito irregular das pessoas que querem ir para a Guatemala", e depois continuar rumo aos Estados Unidos.

O incidente aconteceu oito dias depois que uma caravana com cerca de 3.000 migrantes hondurenhos, segundo as Nações Unidas, passaram por Agua Caliente e que entre quinta e sexta-feira boa parte deles conseguiu chegar até o México, enquanto outros continuam na Guatemala.