Topo

México diz apoiar migrantes hondurenhos, mas entrada irregular será impedida

20/10/2018 07h06

Cidade do México, 20 out (EFE).- O México apoia os migrantes mas impedirá as entradas irregulares em seu território, afirmou na sexta-feira o presidente mexicano Enrique Peña Nieto sobre a caravana hondurenha que tenta atravessar o país pela fronteira sul.

"Como qualquer país soberano, o México não permitirá a entrada em seu território de maneira irregular e muito menos de forma violenta", disse Peña Nieto, ao ressaltar a disposição de apoiar os migrantes que desejam entrar "respeitando as leis".

"A entrada violenta ao nosso país" ameaça a soberania do país e, além disso, representa um "risco aos próprios migrantes, especialmente as crianças, mulheres e idosos", disse.

O presidente mexicano considerou "inédita" a situação ocorrida ontem na fronteira em Ciudad Hidalgo (México) com Tecun Uman (Guatemala) quando um grupo de migrantes forçou sua entrada ao país.

Milhares de migrantes da caravana que partiram há uma semana de Honduras, forçaram ontem a cerca da fronteira pelo lado da Guatemala e entraram no México, onde as forças de segurança foram inicialmente esmagadas por um rio humano imparável.

Depois de seis dias de viagem, a caravana, que partiu de San Pedro Sula (norte de Honduras) com o objetivo de chegar aos Estados Unidos e é integrada por cerca de 3 mil pessoas, chegaram no México.

Uma vez que conseguiram remover o obstáculo colocado na frente da fronteira da cidade guatemalteca de Tecun Uman - que permaneceu aberta aproximadamente durante 30 minutos -, os hondurenhos entraram formando uma grande enchente, muitos deles correndo.

Este "grande contingente", disse Peña Nieto, tentou ingressar "de maneira irregular" atacando, e inclusive ferindo, membros da Polícia Federal que "estavam desarmados" de acordo com protocolos dos direitos humanos.

A situação foi controlada por membros de segurança do México, que conseguiram restabelecer a ordem, afirmou.

Peña Nieto disse que as autoridades mexicanas informaram aos hondurenhos que todas as pessoas que desejam entrar poderia fazer se portassem passaportes e um visto concedido pelo México.

Além disso, alertou que podiam solicitar, individualmente, o reconhecimento como refugiados, pelo qual foi pedido o apoio da Organização das Nações Unidas (ACNUR), indicou.