Topo

Trem descarrila em Taiwan e deixa ao menos 18 mortos e 160 feridos

21/10/2018 10h55

(Atualiza o número de vítimas e acrescenta detalhes).

Taipé, 21 out (EFE).- Pelo menos 18 pessoas morreram e 160 ficaram feridas depois que um trem descarrilou perto de Taipé, no norte de Taiwan, informou neste domingo o Serviço Nacional de Bombeiros da ilha.

O trem, que fazia a rota entre Shulin e Taitung e transportava 366 passageiros, descarrilou às 16h50 locais (5h50 em Brasília).

Após muitas horas de trabalho, os serviços de resgate e de salvamento - que contaram com o apoio de 120 militares - conseguiram retirar todos os passageiros dos oito vagões do comboio, segundo os bombeiros.

Todos os feridos, alguns deles em estado grave, foram transferidos para hospitais próximos, onde estão recebendo tratamento.

A composição virou depois que saiu da estrada de ferro em uma curva e se chocou contra um poste de cimento, que se encontra parcialmente tombado, de acordo com imagens exibidas pela emissora de televisão "CTI".

Cinco vagões ficaram bastante danificados, segundo as imagens transmitidas ao vivo do local pela emissora "NextTV".

As equipes de salvamento tiveram dificuldades para entrar nos vagões devido às deformações nas portas e na fuselagem, e foi necessário o uso de maçaricos para abrir saídas para os passageiros.

Uma das razões para o elevado número de feridos é a falta de costume no uso do cinto de segurança nos trens, segundo os especialistas taiwaneses.

O governo de Taiwan iniciou uma investigação sobre as causas do descarrilamento, pois, de acordo com as informações oferecidas pela empresa ferroviária responsável, o trem passou por revisão há menos de um ano e estava em boas condições.