Topo

Trump aborda com Macron caso Khashoggi

22/10/2018 00h24

Washington, 21 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou neste domingo para seu colega da França, Emmanuel Macron, com quem abordou sua viagem ao país, mas também o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, explicou em um breve comunicado que os dois falaram sobre "uma série de assuntos econômicos e de segurança internacional, incluindo a situação na Síria, o tratado de armas nucleares de alcance médio e as circunstâncias que rodearam a trágica morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi".

Após ser confirmada a sua morte no consulado saudita de Istambul, Macron disse "condenar (...) todo ataque à liberdade de imprensa e aos jornalistas que denunciam e arriscam sua vida em contextos tão incertos", e pediu que os fatos que qualificou de "muito graves" sejam esclarecidos.

Trump continua expressando seu apoio ao príncipe herdeiro saudita, especialmente no que dis respeito às negociações sobre venda de armas, apesar de se negar a aceitar abertamente a versão saudita sobre o assassinato de Khashoggi e deixar nas mãos do Congresso uma possível resposta.