Topo

Papa diz que semear ódio é o caminho para Terceira Guerra Mundial

Reuters
Imagem: Reuters

23/10/2018 18h55

O papa Francisco afirmou nesta terça-feira (23) que "semear ódio, violência e divisões é um caminho de destruição" e de preparo para a Terceira Guerra Mundial.

"Hoje existe a Terceira Guerra Mundial em pedaços. Olhem para os locais dos conflitos: falta de humanidade, agressão, ódio entre culturas e tribos, também uma deformação da religião, este é o caminho do suicídio, semear ódio. É um preparar a Terceira Guerra Mundial que está em andamento aos pedaços e acredito não exagerar nisto. Diga isto aos jovens!", disse o papa.

O pontífice participou do encontro realizado em Roma para a apresentação do livro "Francisco - A sabedoria do tempo", um projeto editorial do padre Antonio Spadaro, diretor da revista dos jesuítas "La  Civiltà  Cattolica".

O livro reúne lições de vida de mulheres e homens de diversas partes do mundo, entre eles do diretor de cinema Martin Scorsese, que esteve no evento de hoje. Scorsese, cujo filme mais recente, "Silêncio", fala sobre um missionário jesuíta no Japão, contou a história de um bairro de Nova York onde existe muita pobreza e perguntou como a humanidade pode reagir à crueldade.

Francisco disse que para evitar que o mundo experimente a crueldade é importante ensinar que os jovens devem ter empatia e mostrar a eles que a maldade "é o caminho errado".

Durante a apresentação, o pontífice se referiu em várias ocasiões ao ódio e à violência e alertou para o crescimento do populismo.

"É importante que os jovens saibam como nasce o populismo. Penso em Hitler no século passado, que havia prometido o desenvolvimento da Alemanha. Sabemos como começam os populismos: semeando o ódio. Não se pode viver semeando ódio", disse ele.