PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump e Xi se reunirão durante cúpula do G20 em Buenos Aires

23/10/2018 15h25

Washington, 23 out (EFE).- Os presidentes de Estados Unidos, Donald Trump, e China, Xi Jinping, se reunirão em Buenos Aires durante a cúpula de líderes do G20, que será realizada entre 30 de novembro e 1º de dezembro na capital argentina, confirmou nesta terça-feira a Casa Branca.

O encontro, que era especulado há semanas, acontecerá em meio a um clima de tensão entre as duas potências econômicas, envolvidas desde julho em uma guerra comercial que se traduziu na imposição mútua de sobretaxas bilionárias.

"Os dois presidentes se reunirão por um momento em Buenos Aires, Argentina, durante a cúpula do G20", disse hoje o principal assessor econômico de Trump, Larry Kudlow, em declarações aos jornalistas na Casa Branca.

O encontro pode servir para diminuir as tensões e ativar as negociações comerciais entre os dois países, que se encontram estagnadas.

"Nossos pedidos estão sobre a mesa. Adoraria que respondessem. Até agora não o fizeram", respondeu Kudlow ao ser perguntado sobre essas negociações.

Desde o dia 24 de setembro, os EUA impõem tarifas de 10% sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses, na terceira rodada de sanções de Washington contra o país asiático.

O governo chinês respondeu aplicando taxas sobre US$ 60 bilhões em produtos agrários americanos.

Além disso, em meados de setembro, Trump acusou publicamente a China de tentar influenciar as eleições legislativas que acontecerão em novembro nos EUA, uma afirmação que o governo chinês tachou de "injustificada".

Internacional